Seminário discute em Ilhéus sobre trabalho do Núcleo de Vigilância Hospitalar
Com objetivo promover a sensibilização dos profissionais quanto à importância da vigilância epidemiológica hospitalar e fortalecer as alianças com as redes de proteção municipal, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital Geral Luis Viana Filho, em Ilhéus, promoveu nesta quinta-feira (4) o I Seminário Múltiplos Olhares do Núcleo de Vigilância Epidemiológica. O evento foi realizado durante todo o dia no Hotel Barravento, no Malhado, e contou com a participação de cerca de 80 profissionais.
O núcleo, que atua desde 2009 através do trabalho multidisciplinar, tem a missão de detectar doenças de notificação compulsória atendidas no Hospital Regional. As notificações podem ser de doenças transmissíveis como pneumonias ou ainda doenças de agravos suspeitos ou confirmados como acidentes de trabalho. Segundo Nai Silva, integrante do Núcleo todas as doenças para notificações são listadas pelo Ministério da Saúde e notificadas em uma ficha padronizada nacionalmente.
Para execução de ações de controle de doenças e agravos por parte da Vigilância é necessário informações atualizadas sobre a ocorrência dos mesmos. “Portanto, a principal fonte destas informações é a notificação de agravos e doenças realizadas pelos profissionais de saúde, e por isso a importância de sensibilizá-los”, informou a coordenadora do Núcleo, Ana Cristina Ramos.
Através da notificação, o Núcleo realiza uma interface entre o Hospital, a Secretaria da Saúde e as Redes de Proteção, dependendo das particularidades de cada caso ou doença. Fazem parte da rede de proteção contra a violência órgãos como Ministério Público, Polícia Militar, Conselho Tutelar, Núcleo da Mulher, Defensoria Pública, vara da Infância e Juventude entre outros.
Participaram do Seminário pelo menos um representante de cada órgão da rede de proteção, profissionais do Hospital Regional Luis Viana Filho e também da rede municipal de saúde. O evento forneceu certificação com carga horária de 12 horas e contou com o apoio da 6ª Diretoria Regional de Saúde e também da Secretaria da Saúde do Município.